Colabora com a alcateia¨ e envia para alcateia.designgroup@gmail.com concursos e outros assuntos para que nos possamos partilhar com todos os leitores do nosso blogue.


A Fundação da Juventude em parceria com a Revigrés, na área da cerâmica, e os CTT, no desenvolvimento de embalagens, reeditam o Concurso Nacional de Design “Em Português”, este ano já na sua 6ª edição.

Este concurso tem a data limite de 30 de Junho para entrega de projectos, dos quais será feita uma primeira selecção para desenvolvimento de protótipos. Os premiados serão anunciados em Dezembro, em Cerimónia Pública, no Porto, coincidente com o período inaugural do Edifício Douro, um equipamento da Fundação da Juventude localizado no Largo de S. Domingos, onde funcionará o “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”, um projecto que pretende ser um pólo de criatividade, experimentação e formação artística.

O Concurso dirige-se a jovens residentes em Portugal com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e visa estimular a reflexão e o desenvolvimento de projectos de design no contexto da cerâmica e do desenvolvimento de embalagens, que possam dar origem e materializar-se em produtos com uma identidade específica, contribuindo ainda para a divulgação de novos talentos.

São 4 os Prémios deste Concurso para cada uma das duas áreas de trabalho, que serão decididos por um Júri em que estão representadas as seguintes entidades: IAPMEI, Agência de Inovação, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, Centro Nacional de Embalagem e os patrocinadores do concurso CTT e Revigrés.

www.fjuventude.pt


logotipo.jpgApresentação

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é uma iniciativa da ZON Multimédia que visa cumprir os seguintes objectivos:

– Incentivar e contribuir para a promoção e desenvolvimento da indústria multimédia e audiovisual em Portugal.

– Distinguir trabalhos que reflictam os valores da ZON Multimédia, nomeadamente: Competência, Inovação e Diversidade.Os trabalhos serão distribuídos em 3 categorias:

  • Aplicações;
  • Conteúdos multimédia;
  • Curtas-metragens.

A participação no prémio é aberta ao público em geral.
Prémio
O prémio será atribuído anualmente. Este ano terá um valor global de 200 000 Euros, distribuídos da seguinte forma:

– Prémio de 50 000 Euros para o primeiro classificado de cada uma das três categorias.

– Prémio adicional de 50 000 Euros para o Grande Prémio, escolhido entre os vencedores das três categorias.

– Será ainda atribuída uma Bolsa, com estadia temporária na Universidade de Austin, Texas, ao primeiro classificado de cada categoria.

Os trabalhos devem ser criativos, inovadores e de preferência susceptíveis de implementação prática.

site: www.zon.pt/premio


imagem-concursoroche.png

No âmbito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, celebrado a 5 de Abril, a Roche apresenta o concurso de design “Liberdade de Movimentos”, que pretende incentivar a criação de objectos que facilitem o dia-a-dia dos cerca de 40 mil portugueses que sofrem desta doença.

Para estas pessoas, pequenos gestos quotidianos como abrir uma porta, pegar num garfo, ou vestir uma camisola com botões são desafios muitas vezes impossíveis de superar. Esta iniciativa pretende, assim, premiar a criatividade dos talentos portugueses na área do design, que deverão aliar a originalidade das peças à sua utilidade para os doentes com artrite reumatóide.
O concurso “Liberdade de Movimentos” dirige-se a estudantes do Ensino Superior na área de Design e a designers recém-licenciados há menos de 2 anos. As inscrições estão abertas até dia 31 de Julho através do site www.liberdadedemovimentos.com.
Para avaliar os trabalhos, a Roche conta com a colaboração do Centro Português de Design, da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) e da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), entidades que constituem o júri deste concurso. Os participantes habilitam-se a uma Bolsa que pode ascender aos 4 mil euros, que deverão ser aplicados em formação e desenvolvimento.

A Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica, sistémica, de natureza auto-imune mas de causa ainda desconhecida, caracterizada pela inflamação e destruição progressiva das articulações, o que afecta drasticamente a capacidade produtiva do indivíduo bem como a sua vida familiar e social. Estima-se que existam cerca de 40.000 portugueses atingidos por esta doença e 21 milhões de doentes em todo o mundo.
Esta doença atinge mais as mulheres do que os homens, e inicia-se frequentemente entre os 30 e os 40 anos. A artrite reumatóide tem um forte impacto na esperança de vida podendo, quando não tratada adequadamente, encurtar a vida dos doentes em 10 a 15 anos.
A artrite reumatóide está associada a elevados custos sociais e económicos, relacionados com a perda de produtividade, que representa 63% do custo total da doença. Estima-se que 50% dos doentes deixarão de ser capazes de trabalhar num período de 10 anos após o diagnóstico inicial.

Sobre a Roche
A Roche é uma empresa líder mundial na descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos inovadores, desde a prevenção até ao diagnóstico e tratamento das doenças. Com sede na Basileia, na Suíça, a Roche contribui em diversas frentes para melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
A Roche é líder mundial em diagnósticos in vitro, medicamentos para o cancro, transplantes, virologia e também está fortemente presente noutras grandes áreas terapêuticas como as doenças auto-imunes, inflamatórias, distúrbios metabólicos e doenças do sistema nervoso central.
A Roche está empenhada na aposta em Investigação & Desenvolvimento e, para isso, mantém alianças estratégicas com inúmeros parceiros, incluindo uma participação maioritária na Genentech e na Chugai. Em 2007, a Roche investiu mais de 8 mil milhões de francos suíços em I&D.
Mundialmente, o grupo Roche emprega aproximadamente 79.000 pessoas.
Pode consultar informações adicionais em www.roche.pt

Para mais informações contacte:
Hill and Knowlton | Andreia Garcia | Tel.: 214 136 239 | Tlm.: 919 947 896 | andreia.garcia@hillandknowlton.com


%d bloggers like this: