Prémio europeu Red Dot para candeeiro de iluminação pública português

Fevereiro 29, 2008

Lisboa, 28 Fev (Lusa) – A coluna de iluminação pública 17º, desenhada por Francisco Providência, venceu o prémio internacional de design de produto Red Dot 2008, na categoria de iluminação e candeeiros, anunciou hoje a Larus, empresa que constrói e comercializa o equipamento.

De origem alemã, o galardão é atribuído por um júri internacional rotativo composto por designers profissionais prestigiados.

Os vencedores da edição deste ano foram escolhidos de entre 3203 propostas procedentes de 51 países e os prémios serão entregues numa sessão solene que se realizará na Opera Home, em Essen, na Alemanha, a 23 de Junho.

Francisco Providência é professor na Universidade de Aveiro, consultor do Centro Português de Design e colaborador da empresa Larus, que constrói e distribui a coluna de iluminação pública 17º (dezassete graus), com a qual tem vindo a desenvolver um projecto de internacionalização do design.

Esta é a terceira vez que os professores da Universidade de Aveiro são distinguidos com o prémio Red Dot e a primeira vez que a Red Dot reconhece o design de um produto de iluminação português, depois de distinguir em 2002 e 2007 Carlos Aguiar, na categoria 4, instalações sanitárias.

A Universidade de Aveiro tem apostado num projecto inovador na área da formação integrada de design, que abrange o ensino politécnico, as licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Fundou igualmente uma unidade de Investigação em Design, com a Universidade do Porto, o Centro Português de Design e a ID+.

http://ww1.rtp.pt/noticias/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: