PortoJóia convida IPVC para expor Design de Excelência

Setembro 24, 2007

<

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] vai marcar presença na PortoJóia, exposição do sector da ourivesaria, que se realiza até ao dia 23 de Setembro, na Exponor, Matosinhos. A Instituição estará representada com o projecto Nuance, desenvolvido pelo curso de Design do Produto. “Tal facto é para o IPVC uma honra visto que a PortoJóia é um dos maiores eventos europeus do sector da ourivesaria”, referiu a propósito o presidente da instituição, Rui Teixeira.

A presença dos novos criadores e uma cada vez maior ligação das escolas tem sido uma aposta que a PortoJóia tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

O projecto “Nuance” é fruto da colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG – IPVC), o Museu do Ouro de Travassos, a Associação dos Ourives da Póvoa de Lanhoso e, em parceria com a Câmara Municipal de Povoa de Lanhoso, tem como objectivo o desenvolvimento de projectos no âmbito da filigrana.

Um grupo de estudantes, conjuntamente com alguns docentes desta Escola Superior, desenvolveu projectos no âmbito da joalharia, com o objectivo de conduzir a tradição milenar da filigrana para as novas formas contemporâneas por meio da ferramenta do Design.

Durante seis meses (duração do projecto) discentes e professores trabalharam ao lado de ourives da Póvoa de Lanhoso fortalecendo o papel do IPVC no seio da comunidade e das suas escolas superiores, nomeadamente da ESTG do IPVC, como uma instituição de Ensino de Design presente no território, que tem como missão a formação e a investigação, entre outras, e que pretende ser um factor de incentivo para o desenvolvimento do sector produtivo local.

A Oficina Cultural do IPVC promoveu recentemente um desfile que permitiu que o público tomasse o seu primeiro contacto com as peças. Agora na PortoJóia, as peças podem ser apreciadas novamente, num espaço onde se “respira a criação de novos designs”, área em que o IPVC tem demonstrado mais-valias. Recorde-se que a mesma Oficina Cultural realizou uma mostra de design, onde, sob o tema “10 anos de design de excelência”, mostrou alguns dos trabalhos de qualidade desenvolvidos por alunos e docentes ao longo de uma década de ensino ministrado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: