Há que afirmar a capacidade da indústria portuguesa

Março 2, 2007

16ª edição da Export Home – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação – estreia Fórum Internacional de Design, apresenta Casa com vida III e renova Evento de Design.De notar a nossa presença directa como alcateia¨designgroup em prestação de serviços ao gabinete xis77, comunicação e imagem Lda. com duas das sete peças seleccionadas do trabalho deste gabinete.

Alessio Marchesi, professor do Politécnico de Milão, Ken Friedman, professor da Universidade de Oslo e Christine Hesse, designer, são os nomes, até à data confirmados, que constam do programa do Fórum Internacional de Design.

Uma iniciativa da Exponor, em parceria com a Escola Superior de Arte e Design (ESAD) e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Paredes (ACICP), que inclui conferências, com peritos em gestão do design e designers de produto, e uma mesa redonda. O objectivo é criar um espaço de reflexão que pretende alicerçar ou redefinir estratégias.

«O desafio que se coloca é dar a conhecer as potencialidades do sector e a sua adaptação aos novos enquadramentos originados pela globalização. Há que afirmar a capacidade da indústria portuguesa e de corresponder às solicitações dos mercados sem perder as suas características e individualidade próprias», explica Vítor Carvalho, director da ESAD e co-promotor da iniciativa, em parceria com a Feira Internacional do Porto.

Para além de servir de Fórum de discussão do sector, a 16ª edição da Export Home – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação – colocará em “diálogo” as escolas e as empresas. Para o efeito, serão expostos protótipos, produzidos em várias empresas do sector, sob projecto de alunos do Curso de Design, opção Equipamento, da ESAD.

Este processo obedeceu a várias etapas: a ESAD escolheu as turmas que desenvolverão o projecto; seguiu-se a composição dos grupos de trabalho, constituídos por dois ou três alunos; e, por último, finalizou-se o processo com a apresentação das propostas às empresas. A selecção é da responsabilidade das empresas, que só executarão os projectos que, sem dúvida, respondam aos seus objectivos estratégicos.

Export Home esgota área de exposição

Acolhendo as mais importantes empresas de mobiliário, iluminação e artigos de casa para exportação, a maior feira profissional agrega fabricantes de mobiliário, estofos, iluminação e artigos decorativos.

À semelhança de edições anteriores, a Export Home ocupa 53 mil metros quadrados, esgotando a área expositiva da Exponor. Em contagem decrescente, a partir de 3 de Março, os expositores estarão preparadas para receberem arquitectos de interiores, decoradores e cadeias de lojas de decoração e mobiliário e profissionais do comércio, grossistas e retalhistas.

O certame torna-se fundamental para as indústrias do mobiliário, porque dá a visibilidade necessária e fundamental ao sector. As associações e os expositores são unânimes ao considerarem o evento um momento importante na promoção e desenvolvimento dos seus serviços e produtos.
Às 15h00 de hoje será inaugurada a edição deste ano do Evento de Design, numa organização conjunta da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Paredes e da Câmara Municipal de Paredes, que decorre durante a realização da ExportHome. “O Evento de Design é uma actividade que foi iniciada em 2000, com o objectivo de apresentar anualmente o Design, a Qualidade e a Inovação do mobiliário produzido em Portugal”. Todos os anos são distribuídos o prémio Evento de Design e o Prémio Imprensa, este último escolhido pelos jornalistas presentes na ExportHome.

Na cerimónia desta tarde estarão presentes Isabel Oneto, Governadora Civil do Distrito do Porto, José Carlos Coutinho, Director da Exponor, Lugero Marques, Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes e Elsa Leite, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Paredes.

Os premiados serão conhecidos na Gala Rota dos Móveis que se realiza este sábado, 3 de Março, em Paredes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: